Social Icons

terça-feira

Em menos de 30 dias, Armando Ribeiro aumenta reserva em mais de 100%

Em menos de 30 dias, a barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves tem capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, aumentou sua reserva de água em mais de 100%. No dia 26 de março, a barragem estava com ou 11,69% da sua capacidade total. Nesta segunda-feira, 23, o nível atual do maior reservatório de água doce do Rio Grande do Norte é de 643,2 milhões, ou seja, 26,8% de sua capacidade.
De acordo com a direção do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), o reservatório vem se recuperando após a volta das chuvas no interior do estado e também no vizinho estado da Paraíba.
Em janeiro, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves chegou a 11,5% de sua capacidade, o mais baixo desde sua inauguração, em 1983, e entrou em volume morto. Agora, segundo a mais recente medição feita pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), está com 26,8%.
As chuvas estão mantendo a regularidade, principalmente no sertão potiguar, após seis anos consecutivos de seca, o que tem favorecido a recuperação das reservas hídricas do RN.
De acordo com os dados da Unidade de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), entre a manhã de sexta-feira (20) até a manhã da segunda-feira (23), foram registradas chuvas em 105 pluviômetros acompanhados diariamente pela equipe da meteorologia, nas mesorregiões do estado, com destaque para o Oeste.
A Emparn revela que choveu mais forte em Carnaubais 89,4 milímetros; Caraúbas, 72,5 mm; Alto do Rodrigues – Diba, 65,0 mm; Campo Grande, 64,2 mm; Paraú, 60,6 mm.
Na mesorregião Central choveu em Caicó, 66,8 mm e São João do Sabugi, 60 mm. No Agreste e Leste as chuvas mais fortes ocorreram em Bento Fernandes, 35 mm e Georgino Avelino, 22,9 mm, respectivamente.
A previsão é de que a zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua atuando sobre a região Nordeste. O que é bom, principalmente para a o sertão nordestino, porque a ZCIT é o principal sistema que provoca boas chuvas nesta época do ano na região Nordeste. A previsão para as próximas 24 horas é de céu parcialmente nublado e chuva em todas as regiões do estado.

Reservatórios continuam aumentando volume de água
Os números do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN) mostram que além da situação da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que se encontra com volume de 643,21 milhões de metros cúbicos, que correspondem a 26,8% do volume total, que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos, outros reservatórios importantes estão aumentando suas reservas.
A Barragem de Santa Cruz do Apodi está com volume atual de 167.271.860 de metros cúbicos, que correspondem a 27,89% do volume total do reservatório, que possui capacidade para 599.712.000 de metros cúbicos.
Já a barragem de Umari, em Upanema, está com volume atual de 113.692.325 de metros cúbicos, correspondentes a 38,83% do volume do manancial, que possui capacidade para 292.813.650 de metros cúbicos.
Ainda de acordo com o Igarn, oito reservatórios continuam com volume morto; quatro estão secos e sete reservatórios estão cheios.
O último que sangrou foi o reservatório Brejo em Olho D’água do Borges, que possui volume total de 6.450.554 de metros cúbicos.
Os outros cheios são: Apanha-Peixe, em Caraúbas; Santo Antônio de Caraúbas, em Caraúbas; Encanto, no município de Encanto; Riacho da Cruz II, localizado em Riacho da Cruz; Beldroega, em Paraú; e Pataxó, em Ipanguaçu.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: