Social Icons

terça-feira

Em parto raro, vaca dá à luz cinco bezerros em fazenda do Tocantins


http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/

Uma vaca que pariu bezerros quíntuplos tem sido a estrela de uma fazenda em Brejinho de Nazaré, a 92 quilômetros de Palmas. Essa foi a terceira gestação do animal da raça nelore. O parto estava previsto para setembro, mas chegou mais cedo e com uma grande surpresa.
Um vídeo feito pelos proprietários, momentos depois do parto, mostra os bezerros ainda reconhecendo o mundo. São três machos e duas fêmeas.
Os animais nasceram prematuros e dois morreram uma semana depois, principalmente porque a vaca não conseguiu alimentá-los. Os outros estão sendo alimentados com mamadeira.
A técnica de inseminação já tinha trazido vários casos de gêmeos na fazenda, mas de quíntuplos foi a primeira vez. O produtor rural Juliano Kummer, que também é médico veterinário, contou que nunca tinha visto nada igual em muitos anos de trabalho.
"Com a utilização da inseminação você tem sempre 1% a 2% de chances de partos gemelares. Até três bezerros vivos não é um fato tão raro e pode se esperar, mas cinco realmente é fora do comum", disse.

Fonte: G1

Nenhum comentário: