Social Icons

quarta-feira

Turistas e foliões devem se atentar para os cuidados com o Aedes aegypti

A alegria que toma conta do Brasil nas festividades de carnaval não pode ser desculpa para o descuido com o mosquito que vem gerando preocupação em todo o país: o Aedes aegypti. E com o turismo ainda em alta temporada, muitos arrumam as malas para aproveitar a festa de Momo em outras cidades.
Entretanto, é fundamental que o folião que vai viajar tome algumas precauções e deixe a sua casa livre de qualquer foco do mosquito transmissor. Entre os cuidados a serem tomados, é preciso observar se o ambiente está devidamente limpo e seco. Atenção especial deve ser dada a piscina e a caixa d’água, que podem ser potenciais criadouros de larvas por acumularem água parada.

Municípios
As prefeituras municipais também devem se atentar e conscientizar moradores e turistas quanto a precaução. O alerta é voltado inclusive à cadeia produtiva do turismo - hotéis, bares e restaurantes, agências de viagens, transportadores turísticos – para que se unam no combate ao inseto que pode até matar.
Para que o mosquito não tenha vez na sua casa ou ambiente de trabalho, basta seguir dicas simples de conduta diária. Entre elas, não deixe acumular água em pratinhos de planta, em partes ocas de árvores ou em muros que contenham cacos de vidro. Observe o interior do imóvel, como a cozinha. Veja as condições de acondicionamento do lixo, do tanque de lavar roupa e como está o recipiente de água atrás da geladeira, para não transformá-lo num local propício à proliferação de larvas.
Nos banheiros, atente-se às caixas de descarga, vasos sanitários e ralos com pouco uso, mantendo sempre limpos com água sanitária duas vezes por semana e fechados. E se há animais no ambiente não se esqueça de deixar o local totalmente limpo, livre de qualquer ameaça que possa proliferar a larva do mosquito.
Seguindo essas orientações, as hipóstese de proliferação do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus serão bastante reduzidas e a única preocupação que você terá no carnaval será se divertir.

Fonte: CNM

Nenhum comentário: