Social Icons

quinta-feira

Pneus 'carecas' impedem escolta e presos faltam audiências no RN

As más condições dos carros impediram o transporte de oito presos para audiências na Justiça do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (20). Em ofícios enviados ao Judiciário potiguar, o Grupo de Escolta Penal (GEP) justificou que os carros estão com pneus 'carecas'. Um homem chegou a ser solto pela Justiça após faltar à audiência pela terceira vez seguida na quarta-feira (19).
Ao G1, o diretor administrativo do núcleo do GEP de Natal, Pedro Victor Azevedo, admitiu o problema e informou que a Secretaria de Justiça e Cidadani (Sejuc) já fez a solicitação da compra, mas o processo está parado na Procuradoria-Geral do Estado há dois meses.
Dos quatro carros usados para as escoltas, três estão com pneus carecas. "Isso inviabiliza viagens com grandes distâncias. Estamos conseguindo atender Natal e região metropolitana com os pneus carecas. Para as mais longas usamos o carro que está com os pneus bons", explica o diretor administrativo do GEP de Natal, que tem a responsabilidade de atender os detentos custodiados na capital e região metropolitana.
Um acidente relatado nos ofícios prejudicou ainda mais a escolta. "Estávamos em comboio quando um dos carros com problema no pneu derrapou na estrada, bateu na traseira de outro e estourou o radiador", conta. Além disso, o diretor administrativo ainda relata que três carros estão com as sirenes quebradas.

Com as más condições, o grupo tem tentado usar a logística para transportar o máximo de presos possível. Nesta quinta, os oito presos que faltaram tinham audiências marcadas em Natal, no entanto o GEP precisou levar detentos para Poço Branco, a 60 quilômetros da capital, além de São Gonçalo do Amarante e Parnamirim, na Grande Natal.
"Já havíamos justificado ausências em Poço Branco quatro vezes e acertamos de levar hoje. A de Natal justificamos pela primeira vez agora. Para cumprir o máximo possível tiramos de um lado para cobrir o outro", acrescenta.

Ausências
Dos oito presos que não compareceram à Justiça estão três acusados do assalto a uma padaria em outubro do ano passado em Macaíba, na Grande Natal. Na ocasião foram roubados R$ 2 mil, pertences dos clientes e vários produtos do estabelecimento.
Na quarta, o juiz Raimundo Carlyle decretou o relaxamento de prisão de um homem que faltou pela terceira vez uma audiência de instrução. O magistrado também recebeu um ofício do GEP justificando a ausência em vitude dos carros estarem com os "pneus totalmente carecas" e "redução da cota de combustível".
Fonte: G1
Fonte: G1

Nenhum comentário: