Social Icons

sábado

CONSELHEIRO TUTELAR É AGREDIDO EM PAU DOS FERROS

Meus nobres amigos, vivemos em uma sociedade cada vez mais distante daquela ideal, das nossas utopias, para se viver. É visto por todos a que nível de criminalidade estamos chegando, a que ponto os nossos jovens, crianças e adolescentes estão chegando. Do Oiapoque ao Chuí, nos rincões do nosso Brasil, a violência, a droga, a criminalidade e tantas outras patologias sociais estão encruadas nas artérias da sociedade. 
As instituições, pensadas e idealizadas para prevenir, remedir e punir, estão ficando obsoletas diante da evolução das mazelas sociais. A instituição primeira, a que precisa ser revista de forma imediata, ela que rege nossas ações na sociedade, a nossa CARTA MAGNA, a CONSTITUIÇÃO, precisa se encontrar com os problemas da modernidade, com as novas patologias sociais, diferenciar de forma objetiva e concreta quem é cidadão e criminoso, quem, de fato, pode viver em sociedade e aqueles que absolutamente representa um risco a sobrevivência da mesma. Dessa forma, as intuições e leis infraconstitucionais serão atualizadas e adequadas à modernidade.
Sou membro do CONSELHO TUTELAR DE PAU DOS FERROS/RN. E aqui abro um parêntese para fazer citação feita por muitos que não conhece o trabalho do CONSELHEIRO TUTELAR e suas ATRIBUIÇÕES, muitos dizem: “o Conselho Tutelar não servi para nada; é um meio de vida”. Até entendo a indignação e em que situação as pessoas dizem isso, ademais, o maior problema é que algumas pessoas não procuram, não buscam conhecimento para entender determinado órgão, para assim ter direito de criticar e julgar as ações do conselho tutelar. Não posso concordar com essa afirmação por muitos motivos que me fundamentam; PRIMEIRO: o CONSELHO TUTELAR é o primeiro a ser procurado quando os pais, irresponsavelmente, dizem não poder mais com o SEU FILHO REBELDE; SEGUNDO: O CONSELHO TUTELAR é o primeiro a ser procurado quando acontece abuso, exploração ou qualquer tipo de violência sexual contra menor; TERCEIRO: o CONSELHO TUTELAR é sempre procurado por outros órgãos, instituições, escolas e etc. para firmar parcerias e auxiliar em situações adversas. Assim sendo, pior seria SEM O CONSELHO TUTELAR.
Hoje, sexta-feira, depois de recebermos uma denúncia no CT de que uma criança de 12 anos estava aterrorizando um bairro da cidade, e que, essa mesma criança, já havia furtado uma moto e sua última prática infracional, em companhia de outro menor, foi o de ter roubado uma residência em nossa cidade, chegando até mesmo de deixar um casal de idoso sob ameaça e subtraindo dessa casa entorno de 20 mil reais; nos dirigimos até o local com o objetivo de tentar ajudar essa criança, vítima e fruto do reflexo do mau comportamento social de seus pais. No entanto, não fomos bem recebidos, a criança chegou a nos ameaçar e nos intimidar com pedras. Daí, retiramo-nos e procuramos ajuda com a equipe do CREAS, que de pronto veio nos ajudar.
A equipe do CREAS, que no momento era formada por uma PSICÓLOGA E ASSISTENTE SOCIAL tentou conversar com a criança que de imediato usou de violência e agressão para com as mesmas, chegando até mesmo a dar chutes e socos na assistente social. Nesse momento tentei segurar a criança e socorrer a assistente social; porém, fui surpreendido com os familiares raivosos e agressivos me dando chutes, socos e me atingindo na testa com um objeto cortante, chegando a abrir um ferimento.
Após as agressões, foi feito todo o procedimento na 4ª DRPC de PAU DOS FERROS/RN. E aqui agradeço ao Dr. Inácio pelo brilhantismo, profissionalismo e dedicação que tem direcionado a segurança da nossa cidade; e que, por uma vez ou outra é cobrado por alguns da sociedade que,
julgando mal, dizem que a polícia não faz nada. Mas ledo engano, as policias fazem muito com pouco, chegando até mesmo a promoverem o milagre da multiplicação, haja vista não terem os investimentos necessários para o bom desempenho das investigações, aparato necessário para o bom desempenho das atividades. Enfim, o desgoverno, a falta de investimento na segurança pública, e uma sociedade acomodada e alienada com esta situação são os componentes responsáveis por um futuro caos social o qual já começamos a vivenciar seu início.
Em termos de prestação de conta, informo que de segunda a sexta-feira o CONSELHO TUTELAR encontra-se em pleno funcionamento em horário ininterrupto, ou seja aberto o dia todo, até as 17 horas. Todos os dias realizamos visitas, emitimos certidões de nascimento, requisitamos serviços seja na área da educação, saúde, social e etc. E nos fins de semana sempre há um CONSELHEIRO DE PLANTÃO POR MEIO DO TELEFONE CELULAR PARA ATENDER A POPULAÇÃO (84 9839-1070. Então, fazemos, e fazemos muito, ao ponto de eu te dizer, nobre amigo, que ganhamos muito pouco (R$ 724 reais, “com descontos ao INSS”), para dá a nossa cara a bater, para corremos risco de morte, de não termos horário certo para dormir, e ainda, de modo humilhante e constrangedor, ter que ouvir de algumas pessoas sem (in)formação de não fazermos nada.
Por fim, agradeço o espaço. E que DEUS abençoe as nossas crianças, elas são o nosso futuro, que DEUS abençoe o Brasil! EU AINDA NÃO PERDI A ESPERANÇA!

Fonte: Blog Nossa Pau dos Ferros

Nenhum comentário: